Blog

Sabe o que é  "burnout" ? Conheça agora o "boreout " !

/ Categoria: Os nossos artigos

O surgimento do "boreout"

No início dos anos 90, a medicina do trabalho identificou um aumento das situações de esgotamento, comumente chamadas de "burnout". Aparecem, particularmente, nos trabalhadores acometidos de um esgotamento crônico no trabalho, geralmente relacionado a uma carga de trabalho excessiva.

Em 2007, dois consultores de negócios suíços, Philippe Rothlin e Peter Werder, publicaram um livro que causou sensação: O Diagnóstico do Boreout. O livro trata de uma nova desordem, a síndrome de burnout por tédio. Ao contrário do "esgotamento", este "boreout" (bore, em inglês significa tédio) é a consequência da falta de trabalho ou da falta de um trabalho gratificante. Afeta principalmente homens e mulheres que trabalham em empresas, especificamente no setor terciário (de comércio de bens e de prestação de serviços). Vivenciado como uma fonte de estresse, o "boreout" pode ter consequências graves, levando mesmo, a pessoa afetada, a adoecer fisicamente. 

As consequências preocupantes do "boreout"

Quando alguém sofre de "boreout", frequentemente procura adotar estratégias para esconder esse desconforto. A pessoa pode prolongar as suas tarefas ao máximo, fazendo-as durar mais tempo que o necessário e, assim, mascarar a falta de atividade real. Às vezes pode fingir uma hiperativadade, ficando até mais tarde no escritório ou fazendo as suas refeições à frente do computador, por exemplo. Na verdade, esta condição não é bem percebida por aqueles que a experimentam. O sentimento de ser pago para não fazer nada pode resultar em um sentimento de inutilidade, exacerbado pelo aumento do sentimento de culpa.

A nível fisiológico, o funcionário, vítima de "boreout", pode sentir tonturas, perda de memória ou mesmo tremores. A pessoa sentirá uma fadiga intensa e absoluta perda de auto-estima. No final, isso significa para as empresas faltas frequentes.

Como lutar contra o "boreout"?

A luta contra o "boreout" passa pelo diálogo. É aconselhável falar com outros colegas e com o seu superior. Se este último não estiver claramente pronto para ouvir, é importante considerar a procura de um novo emprego. As empresas também podem (e devem) tomar a atitude certa, assumindo a liderança e expondo com clareza a realidade do problema. Incentivados a discutir, os funcionários envolvidos podem ajudar a encontrar soluções.

#Borout#Esgotamento#Depressão#Burnout 

comentários